Tornado na Península de Setúbal (Portugal)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tornado na Península de Setúbal (Portugal)

Mensagem por inaciovieira em Qua Maio 02, 2012 12:33 pm

Pelas 12 horas locais (11 UTC), um tornado afetou uma área situada nas proximidades da lagoa de Albufeira, na Península de Setúbal. Pelas fotos disponíveis, que evidenciam danos em árvores e em propriedades (como vedações, viaturas e estruturas amovíveis), poder-se-á ter tratado de um tornado categorizável no nível EF0 ou (quando muito) EF1, segundo a escala de Fujita melhorada.

Este fenómeno foi originário de um aglomerado convectivo, embebido numa linha de instabilidade, que transportava na sua circulação ar polar marítimo modificado, caracterizado por algum conteúdo em água líquida e instabilidade localmente organizada. O radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão identificou o aglomerado convectivo como uma supercélula, justamente sobre a referida área. Esta estrutura penetrou em terra pela região do Cabo Espichel, às 10:40 UTC, tendo afetado a área da Lagoa de Albufeira pelas 10:50 UTC e, sempre em deslocamento rápido para norte-nordeste, passado sobre a cidade do Barreiro pelas 11:20 UTC. Esta perturbação continuou a sua progressão, tendo mantido a caraterística supercelular até cerca das 11:50 UTC, instante em que se encontrava um pouco a Este de V. F. Xira.

Mantendo-se uma situação de forte instabilidade atmosférica, o IM sugere o acompanhamento das previsões e avisos através da sua Página.

Fonte:meteocasas.com/blog

inaciovieira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum